Gigante chinesa entrega 20 veículos de energia limpa e que passam a rodar pela região metropolitana da capital baiana a partir de setembro de 2022
A BYD (Build Your Dreams), gigante chinesa de veículos elétricos, acaba de anunciar mais uma entrega de ônibus 100% elétricos da companhia. A região metropolitana de Salvador contará com 20 veículos da marca. A previsão é que os ônibus comecem a rodar a partir de Setembro, com isso, a região metropolitana da capital baiana passa a ter o maior número de ônibus elétricos em circulação no país, à frente de São Paulo (18), São José dos Campos (12), entre outras.
Este será o primeiro lote de ônibus elétricos da Bahia, que está entre as cinco iniciativas brasileiras que mais avançam na implementação de veículos de energia limpa no transporte público.
Marcello Schneider, diretor Institucional e Head da divisão de ônibus da BYD Brasil, afirma que a companhia leva vantagem sobre outras montadoras instaladas no Brasil. A chinesa mantém, e chega a aumentar a produção sempre que necessário, por não depender da compra de peças de outras companhias. “A BYD é fornecedora dela mesma de todos os equipamentos, bateria, trem de força, tudo que é feito para os ônibus é feito de forma vertical pela BYD, ela produz os próprios componentes”, afirma Marcello.
A BYD venceu a licitação de Salvador em Março de 2022 para a fornecer os veículos elétricos. Além de não poluentes, os veículos são silenciosos, mais econômicos, com melhor desempenho e menor custo de manutenção. As viagens a bordo de um ônibus elétrico oferecem maior conforto, estabilidade e segurança para os passageiros. Os benefícios da energia limpa se refletem em uma maior qualidade de vida para a população. Um ônibus elétrico reduz a emissão em mais de 184 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio 1.311 árvores por ano. Um ônibus a diesel comum consome 90 litros de diesel em um dia de operação.
“Estamos entregando o que há de melhor e mais moderno para a Bahia que já tem esse compromisso em melhorar a capacidade e a eficiência do transporte público”, afirma Marcello Von Schneider.
Os 20 ônibus elétricos são do modelo padron D9W (piso baixo) e contam com carroceria Marcopolo.
Vantagens dos ônibus elétricos
Com a alta do combustível, os ônibus elétricos à bateria da BYD se tornam ainda mais vantajosos para os operadores de transporte público, que carregam os ônibus durante a madrugada, quando a demanda e o preço da energia são baixos. O operador ainda tem a possibilidade de gerar a própria energia para alimentação dos ônibus e veículos elétricos (seja por meio de energia fotovoltaica ou eólica), totalmente livre da dependência de energia elétrica. O custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode chegar até 6 vezes menos do que um ônibus a diesel.
Outro ponto forte da BYD, que contribui para atender ao aumento da demanda por veículos elétricos, é a fabricação da própria bateria. A produção de baterias de fosfato ferro-lítio-ferro (LiFePO4) é totalmente feita na planta da BYD em Manaus. A fábrica tem capacidade para fazer até mil baterias por ano.
“Os ônibus elétricos, com tecnologia limpa são cada vez mais necessários para uma cidade sustentável, com boa qualidade de vida e preservação do meio ambiente. A BYD tem total expertise nesse segmento. São José dos Campos se torna a primeira cidade do Brasil a criar um viário 100% não poluente, pois entendeu a importância de adotar ônibus elétricos como um aliado no combate às emissões de gases poluentes em larga escala. A cidade investe em melhoria na mobilidade, na qualidade do ar e na saúde de seus moradores”, diz Schneider.
Vantagens ambientais dos veículos elétricos
- Os ônibus 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos.
- Cada ônibus elétrico padron de 13 metros em circulação representa em média o plantio de 750 árvores por ano, um articulado equivale a 1.311 árvores por ano.
- O BYD D9W usa bateria de ferro-lítio. Na aplicação veicular, pode ser utilizada por 15 anos e não possui metais pesados na composição.
- O custo médio para abastecer baterias elétricas pode chegar a ser 64% menos do que o gasto com combustível a diesel
- Para abastecer um ônibus a diesel, o gasto pode chegar a seis vezes mais do que um ônibus elétrico.
- A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a 10 anos, com média de 5 anos.
- Os motores elétricos têm eficiência de cerca de 90% contra a de 30% dos motores a combustão