Soluções da empresa deverão permitir o fornecimento de energia de alta qualidade à localidade remota
A popularização da energia solar é indiscutível. Muitos adeptos são sensibilizados pelos benefícios financeiros decorrentes da redução significativa na conta de luz, quando comparados aos investimentos necessários em um produto, como o módulo fotovoltaico, que pode ter uma vida útil superior a 25 anos. Outros, pela solução que preconiza sustentabilidade. Essa é a essência da atuação da empresária Flavia Maria Ribeiro Cantal, através do projeto Passarinhando em Cavalcante.
Moradora de Alto Paraíso, Goiás, a advogada por formação, servidora pública e atuante em associações ambientais, é proprietária de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), no município de Cavalcante, distante 90km de Alto Paraíso. O nome, “Avá-Canoeiro” é uma referência a etnia de povos indígenas e sua resiliência tenaz.
“Ao todos são 1.088 hectares, onde 66 estão fora da reserva, o que permite cultivar a terra e construir sem a necessidade de autorização de órgão fiscalizador. Por ser uma região com animais silvestres em risco de extinção, os esforços são justamente para proteger a natureza, atrair um público com consciência ambiental, e gerar benefícios para a comunidade,” explica Flávia.
Na área, está em construção uma pousada e a criação do primeiro centro de soltura de animais silvestres, o Asas. O espaço que também servirá de moradia, foi projetado, de forma gratuita, pela Simbiose Arquitetura e utilizará recursos ambientais como madeira certificada e taipas de terra. Por ser uma região mais afastada, sem rede de fornecimento de energia, e seguindo o que acredita, a solução foi um sistema off-grid, alimentado por baterias e desconectado da rede.
Embora Flávia tivesse a opção de receber energia elétrica em um espaço de tempo relativamente curto, preferiu depender exclusivamente da energia solar. “Não tenho a intenção de me conectar à rede elétrica tradicional, por isso, a busca por uma empresa referência em qualidade e com conhecimento para atender a demanda,” explica.
A solicitação foi atendida pela Fonte Solar, parceira BYD que atua no segmento desde 2014, sob a responsabilidade da engenheira eletricista, Natália Maestá. “Acredito em fazer diferente e antecipar o futuro com soluções que permitem o fornecimento de energia de alta qualidade para locais remotos. Esse foi um dos principais motivos da criação da Fonte Solar: atender demandas off-grids, com sistemas de energia solar que funcionam independente da rede elétrica convencional,” explica Natália com o entusiasmo que lhe é habitual.
O sistema da pousada é composto por 30 módulos fotovoltaicos de fabricação nacional BYD MGK36 com potência de 455Wp, 2 controladores de carga Victron Energy SmartSolar 250/100, 2 baterias B-Box BYD de 13.8kWh de potência, 1 Inversor/Carregador Victron Energy 230V e 1 Cerbo GX (central de comunicação), além de 1 GX Touch (acessório de visualização). O projeto 100% off-grid foi dimensionado para atender um consumo diário de 24kWh, com média mensal de 720kWh, e será instalado após a finalização da obra.
Já o processo de instalação, conforme prevê a engenheira, é de 45 dias. “Todos os equipamentos serão configurados e testados antes em nosso laboratório. Somente depois de certificado o funcionamento e qualidade, serão instalados de forma definitiva no local.”
Localizada no Lago Norte em Brasília/DF, a Fonte Solar desenvolve desde os projetos de engenharia e incorporação, até a instalação de sistemas de energia solar para geração distribuída no Brasil.
QUALIDADE SUPERIOR
Sobre a pulverização do mercado em termos de produtos em detrimento da qualidade, Maestá é enfática. “Já instalamos diversos equipamentos de diferentes marcas e modelos, porém nenhum chega ao nível de qualidade da BYD, simplesmente incomparável.”
Tal posicionamento decorre do reconhecimento e atuação da BYD, que chegou ao Brasil em 2015 e já conta com 3 unidades fabris. “Somos líderes mundiais na fabricação de baterias de fosfato de ferro lítio (LiFePO4), avaliadas como as mais seguras do mundo. São uma excelente solução para o mercado, especialmente em termos de armazenamento, como é o caso da Pousada,” indica Lucas Portella, da área de vendas da BYD Energy, responsável pelo atendimento da Fonte Solar.
Outras características que diferenciam as baterias BYD, correspondem ao BMS (Battery Management System), que é o gerenciamento inteligente para controle de temperatura, quantidade de energia recebida e fornecida ao sistema, além do armazenamento de códigos de erros para auxiliar na identificação e correção de um possível problema.
“Presto consultoria a muitos integradores que instalaram outras marcas e os sistemas apresentam problemas. Pensam que toda bateria de lítio é igual, compram apenas pelo preço, e entram em uma fria, pois o armazenamento não funciona corretamente,” orienta Maestá. E acrescenta, “não é de hoje que considero a BYD uma referência no mercado mundial. Uso os produtos em meus projetos e indico, principalmente, a linha de baterias.”