Buscando ampliar sua participação no mercado exterior, a BYD realizou o lançamento do SUV Yuan Plus EV no Laos, um país do sudeste asiático, vizinho ao Vietnã e Tailândia. A empresa aproveitou uma conferência interna com um parceiro local, a MOK Corporations, para apresentar o automóvel, considerado um dos modelos atuais de maior sucesso da marca. Desenvolvido sobre a plataforma e-Platform 3.0, o Yuan Plus EV traz a inovadora bateria BYD Blade, que garante autonomia de até 492 km no ciclo NEDC e vai possibilitar ao público local maior sustentabilidade, baixa emissão de carbono e um meio ambiente mais saudável.
A BYD iniciou atividades comerciais no Laos em 2009. Dez anos mais tarde, a marca juntou-se à MOK Corporations e abriu oficialmente uma loja para comercializar modelos elétricos como o Yuan EV e o Tan EV, tornando-se o primeiro fabricante a vender automóveis 100% elétricos no país. Em julho de 2021, 28 unidades de veículos elétricos foram enviadas para o evento Saysettha Low-carbon Demonstration Zone, realizado em Vientiane, a capital do Laos.
O lote incluía doze ônibus elétricos C8, oito caminhões elétricos T5D e oito Yuan EV, abrangendo veículos comerciais, logísticos e de passageiros. Em dezembro de 2021, a BYD entregou o primeiro Han EV ao Gabinete do Primeiro Ministro do Laos.
De janeiro a setembro de 2022, a BYD entregou 360 unidades de veículos elétricos no país. Até agora, a empresa possui mais de 2.000 unidades no Laos e ocupa o primeiro lugar no mercado de veículos elétricos no país.
Para acelerar a transformação e atualizações sustentáveis, o governo local estabeleceu um objetivo para o desenvolvimento do transporte a energia limpa. Estima-se que até 2025, a participação do mercado de veículos elétricos do Laos chegará a 15%, e ultrapassará 50% até 2030. Enquanto isso, o governo apoia fortemente o uso de energia limpa no transporte e promove a adoção dos elétricos, apresentando uma grande oportunidade para que a BYD atue ainda mais o mercado laociano.
O BYD Yuan Plus EV é o primeiro SUV de classe A baseado na e-Platform 3.0, projetado para a próxima geração de automóveis elétricos e que oferece quatro grandes vantagens: inteligência, eficiência, segurança e estética. No futuro, a BYD insistirá em inovações tecnológicas e expandirá os mercados do sudeste asiático. Ao fornecer novas soluções globais de energia em todo o mundo, fará contribuições para a realização global de emissões zero de carbono.