Empresa atua há mais de cinco anos no país e, recentemente,
inaugurou nova linha de produção em Campinas (SP).
Com mais de cinco anos de atividades em território nacional, a BYD Energy segue fazendo história no Brasil. Sua unidade de Campinas (SP) atingiu a expressiva marca de
dois milhões de módulos fotovoltaicos produzidos no país.
O fato ocorre pouco tempo após a empresa anunciar a produção, a partir de dezembro próximo, de um novo produto com elevada tecnologia e mais avançado em relação a todos já comercializados no mercado nacional: o módulo fotovoltaico N Type TOPCON com potência de 575W. O novo lançamento tem importantes e inovadoras características, que fazem com que o produto seja mais eficiente e durável, levando-se em consideração que gera mais energia em uma mesma área de um módulo menor.
“A marca de dois milhões de módulos fotovoltaicos demonstra nossa contribuição para a consolidação do mercado de geração distribuída. A BYD Energy é um dos principais players do mercado solar e tem investido muito no país. Nossos produtos possuem tecnologia de ponta, e trazem soluções inovadoras em sustentabilidade e energia limpa, um de nossos principais diferenciais em todo o mundo”, afirma Tyler Li, presidente da BYD do Brasil.
Em abril deste ano, a BYD Energy do Brasil inaugurou uma nova linha de produção de módulos fotovoltaicos no país, localizada em Campinas (SP). As novas instalações receberam completa renovação de seus equipamentos e processos, adotando a mais alta tecnologia disponível no Brasil e exterior, como Multi-busbar, half-cell, 1/3 cut cell, micro-gap e negative-gap. Assim, a empresa iniciou a comercialização de uma nova linha completa de módulos de alta potência, mono e bifaciais, que variam de 450W até 670W.
A nova linha permitiu também que a fábrica se tornasse compatível com todas as dimensões de células fotovoltaicas atualmente disponíveis no mercado, com grande ganho de produtividade e eficiência. Dessa forma, agora é possível realizar a laminação e o encapsulamento de módulos convencionais ou double-glass. A expansão e a transformação dos processos produtivos garantiram à empresa triplicar sua capacidade para atingir 0,5 Gigawatt, suficiente para abastecer uma cidade com 750 mil habitantes.
Outro importante marco também conquistado pela BYD Energy em abril deste ano foi a comemoração de cinco anos do início das atividades da fábrica de Campinas (SP), unidade onde começou a produzir módulos fotovoltaicos. De lá para cá, apesar do curto espaço de tempo no país, a empresa se fortaleceu e, atualmente, é considerada uma das principais marcas engajadas em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis da América Latina.
“Esse resultado de dois milhões de unidades produzidas, somado à recente inauguração da nova linha de produção e do novo laboratório de pesquisas em células solares, fortalece e mantém a liderança do grupo no país, não só em volume, mas também em tecnologia de ponta.”, destaca Adalberto Maluf, diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD do Brasil.
Os módulos fotovoltaicos proporcionam independência energética e garantem grande economia, com excelente relação custo/benefício. São modelos de fácil instalação, vida útil prolongada e baixa manutenção. Além de representarem uma fonte de energia 100% limpa e renovável, possuem garantia de 10 anos para o produto e 25 anos para o desempenho. Contam com financiamento do BNDES e Finame, e podem ser aplicados em áreas urbanas, rurais, indústrias, comércio, residências, condomínios e usinas.
Marcelo Taborda, diretor de vendas, destaca o resultado como contrapartida de uma das maiores empresas de energia limpa do mundo que tem esforços dedicados para geração, armazenamento e distribuição. “Por meio de equipamentos como módulos fotovoltaicos, conversores, baterias de lítio e veículos elétricos, a BYD se consolida como a única empresa capaz de fornecer todas as soluções em uma única marca. Esse é um momento muito especial não apenas para BYD, mas para todos que acreditam no segmento fotovoltaico e têm nas energias renováveis a inspiração para seus negócios.”