Relatório da Kinea destaca BYD na luta pela supremacia dos carros elétricos

Fato de ser verticalizada para a produção de automóveis, incluindo as baterias é ponto positivo para a greentech

BYD TAN EV

O relatório “A Guerra das Correntes”, publicado por uma das maiores gestoras independentes do Brasil, a Kinea, conclui que a concorrência de carros elétricos vai ficar cada vez mais acirrada no país. Neste contexto, a greentech BYD aparece como destaque em termos de eletrificação na mobilidade, em análise que compreende desde os nomes mais tradicionais no segmento automotivo até os novos entrantes. Um dos fatores apontados como positivo pelo relatório envolve o modelo verticalizado da companhia para a produção de automóveis, que inclui o desenvolvimento de baterias o ponto chave de sucesso e da batalha dos carros elétricos que deve ser vencida nesse campo.

O documento ainda ressalta que dois países estão se destacando e competindo pela supremacia de fontes de energia sustentáveis: o Estados Unidos, que através da Tesla teve papel fundamental na massificação dessa nova tecnologia, e a China, sede da maior empresa do mundo na produção de carros híbridos e elétricos, a BYD. O país asiático possui liderança no processamento dos materiais necessários para a fabricação de baterias, processando cerca de 60% do lítio e pouco mais de 70% do cobalto usados globalmente.

Além disso, atualmente, responde por cerca de 77% do total da produção desse item para carros elétricos e possui a maior empresa, a CATL, com participação de mercado de 37% em 2022. Esse domínio foi resultado do investimento significativo do governo chinês na indústria de automóveis de nova tecnologia.

Rolar para cima