Ônibus articulados 100% elétricos da BYD já rodaram 644 mil km em São José dos Campos

A frota evitou a emissão em mais de mil toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio 11.729 árvores

São José dos Campos é uma das primeiras cidades do Brasil a ter ônibus elétricos no transporte coletivo. Desde 2022, circulam na cidade 12 ônibus articulados 100% elétricos da BYD (Build Your Dreams), a maior fabricante de veículos elétricos do mundo. Em doze meses, de agosto de 2022 até julho de 2023, os ônibus da BYD rodaram 644.134 quilômetros pelo corredor Linha Verde. A frota de São José dos Campos evitou a emissão de 1.646,12 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio de 11.729 árvores. Os ônibus à bateria não emitem CO2, não causam poluição sonora e possuem autonomia para até 250 quilômetros com uma carga de bateria.

O modelo usado na cidade é o BYD 11B piso baixo, que possui 22 metros de comprimento, ar-condicionado, encosto de cabeça e tomada USB, além de baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e capacidade para 170 passageiros por viagem.

A acessibilidade é outro ponto forte desse transporte. Há espaços para cadeirantes, o que torna São José dos Campos a cidade com a maior frota elétrica de articulados do país (em capacidade de transportados). Por conta do piso baixo nivelado ao acesso da plataforma, cadeirantes e passageiros com deficiências têm maior conforto e facilidade para acessar e utilizar o veículo.

“A busca por um transporte público de qualidade e confortável nos levou a construir um modelo específico para São José dos Campos, com veículos 100% elétricos, que não geram poluição ambiental e sonora, que oferecem maior espaço interno e conforto para os passageiros e que transitam de forma suave, pois são silenciosos”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, Gláucio Lamarca Rocha.

“A população de São José dos Campos tem aprovado os ônibus elétricos. As viagens a bordo de um ônibus elétrico são silenciosas, com maior estabilidade e segurança para os usuários. Os motoristas também trabalham com muito mais conforto ao dirigir um veículo elétrico e com várias tecnologias embarcadas, afirma Bruno Paiva, diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil.

“Sem poluição sonora e ambiental, representam um avanço no processo de descarbonização do sistema de mobilidade. Mas o mais importante, é o bem-estar gerado à população de São José dos Campos, que é muito exigente. Operacionalmente, os carros são bastante confiáveis e com autonomia, pois não apresentam defeitos durante a operação e fornecem uma qualidade de atendimento acima da média aos usuários”, explica o secretário Glaucio.

A construção da Linha Verde e a aquisição dos VLPs (veículos leves sobre pneus) atende modernos conceitos de planejamento urbano e está em consenso com as diretrizes do Plano Diretor de São José dos Campos, que prioriza o transporte público sustentável e de qualidade.

 

 

Ônibus elétricos fabricados no Brasil

Os ônibus articulados 100% elétricos são fabricados no Brasil, na planta da BYD em Campinas. Esses ônibus são grandes aliados na qualidade de vida da população. Um ônibus elétrico reduz a emissão em mais de 100 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio 750 árvores por ano. Já um ônibus a diesel comum consome 90 litros de diesel em um dia de operação. O custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode ser até 6 vezes menor do que um ônibus a diesel.

Outro ponto forte da BYD, que contribui para atender ao aumento da demanda por veículos elétricos, é a fabricação da própria bateria na fábrica de Manaus. As baterias usadas nos ônibus articulados de São José dos Campos são de fosfato ferro-lítio-ferro (LiFePO4). Esses ônibus apresentam ótimo aproveitamento de regeneração de freios, sem a necessidade de recarga de oportunidade da bateria. Isso permite um consumo médio de aproximadamente 1,512kw/km.

 

Tecnologia embarcada e maior segurança

 Com alta tecnologia embarcada, os ônibus articulados elétricos da BYD não têm retrovisor e são equipados com câmeras e sensores. As portas pantográficas seguem rigorosos padrões de segurança e possuem sistema que evita que se fechem quando é identificado qualquer movimento próximo.

Os veículos são equipados com sistema de biossegurança, por meio da tecnologia BioSafe, contra disseminação de vírus e bactérias. Os acabamentos possuem aditivos antimicrobianos nas superfícies de toque (poltronas, estofamento, balaústres e pega-mãos). O ar-condicionado segue o conceito aeronáutico, ou seja, há renovação completa de ar a cada 3 minutos. O sistema de desinfecção do ar é o UV-C.

Os ônibus 100% elétricos são totalmente acessíveis, com rampas para cadeirante, facilitando e garantindo embarques e desembarques mais rápidos e eficientes. Há espaço interno para cadeiras de rodas.

Outro diferencial é a qualidade e comodidade oferecida aos passageiros. Os ônibus têm dois monitores de 15,6 instalados no teto, rádio e autofalantes internos para entretenimento e geolocalização, sistema de monitoramento com quatro câmeras internas e preparação para WI-FI. As poltronas são estofadas, com encosto de cabeça e entrada USB.

Cada veículo está equipado com 6 câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, em substituição aos retrovisores externos e internos. As câmeras permitem que os motoristas vejam pontos cegos e tenham facilidade de manobra, aumentando a segurança no trânsito.

 

Vantagens ambientais dos veículos elétricos 

  • Os ônibus articulados 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos.
  • Cada ônibus elétrico em circulação representa em média o plantio de 750 árvores por ano.
  • O custo médio para abastecer baterias elétricas pode chegar a ser 64% menos do que o gasto com combustível a diesel.
  • Para abastecer um ônibus a diesel, o gasto pode chegar a R$ 18 mil por mês, para rodar toda a linha. Se for ônibus elétrico, o custo baixa para R$ 3 mil para rodar a mesma linha. Uma diferença de seis vezes.
  • A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a 10 anos, com média de 5 anos.
  • Os motores elétricos têm eficiência de cerca de 90% contra a de 30% dos motores a combustão.
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