Viação Consórcio KBPX inicia teste de ônibus 100% elétrico da BYD em rotas urbanas de São Paulo

Modelo D9W, com carroceria Caio Millennium, será avaliado por 30 dias em linhas operadas pela empresa

A operadora Viação Consórcio KBPX testará, por 30 dias, o ônibus 100% elétrico BYD D9W, com carroceria Caio Millennium em rotas urbanas de São Paulo. O modelo será operado por um período de 30 dias na linha 695V-10, do Terminal Capelinha, do bairro Capão Redondo, ao Metrô Ana Rosa, na Vila Mariana.

Com 12,98 metros de comprimento e capacidade para 80 passageiros, o D9W foi desenvolvido especialmente para atender à demanda do transporte coletivo urbano, unindo eficiência energética, conforto e zero emissões. O veículo é equipado com baterias de fosfato de ferro-lítio, que proporcionam autonomia de até 250 quilômetros e tempo de recarga entre 2 e 3 horas.

“O interesse das operadoras de transporte coletivo urbano em conhecer os modelos da BYD é algo estratégico para a marca. São Paulo já conta com ônibus da BYD em operação, e esse movimento só vem crescendo. É uma demonstração clara da confiança do setor na nossa tecnologia e no compromisso com soluções limpas e eficientes,” afirma Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus e caminhões da BYD Brasil.

Atualmente, a cidade de São Paulo já conta com cerca de 150 ônibus elétricos a bateria fornecidos pela BYD. No Brasil, esse número ultrapassa 300 unidades, reforçando a liderança da empresa no setor e sua contribuição para uma mobilidade urbana mais sustentável.

Silencioso, livre de emissões e com menor custo operacional, o D9W também foi projetado para garantir comodidade aos passageiros. O modelo conta com ar-condicionado, portas USB para recarga de dispositivos e um ambiente mais agradável, que contribui para a melhoria da experiência de quem utiliza o transporte público diariamente.

A carroceria do tipo Low Entry, sem degraus, garante acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, enquanto a suspensão pneumática ajustável e os freios regenerativos — que reaproveitam a energia da frenagem para recarregar as baterias — oferecem mais conforto e eficiência ao longo do trajeto.

Setor em crescimento

Os testes acontecem em um momento de forte expansão do mercado de ônibus elétricos no Brasil, que registrou um crescimento de 923% no primeiro bimestre de 2025, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Foram 133 unidades emplacadas nos dois primeiros meses do ano, frente a apenas 13 no mesmo período de 2024. A BYD lidera esse movimento, com 75 ônibus comercializados no período — o que representa 56% de participação de mercado. O modelo D9W foi o destaque absoluto entre as vendas.

Presente no Brasil há mais de 10 anos, a empresa mantém uma unidade de montagem de chassis de ônibus em Campinas (SP) e uma fábrica de baterias de fosfato de ferro-lítio em Manaus (AM), abastecendo o mercado nacional com tecnologia de ponta.

Cada ônibus elétrico da BYD evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano — o equivalente ao plantio de 847 árvores. Iniciativas como essa fortalecem a transição energética do transporte público no país, em linha com os compromissos globais de combate às mudanças climáticas e com a missão da BYD de contribuir para a redução de 1°C na temperatura do planeta.

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