Viação Sorriso de Minas testa ônibus elétrico BYD D9W em Uberlândia

Veículo entra em operação de testes na cidade mineira, por 30 dias, oferecendo ao público conforto e acessibilidade   

A Viação Sorriso de Minas acaba de iniciar, em Uberlândia (MG), os testes com o BYD D9W, ônibus 100% elétrico voltado ao transporte público urbano. A empresa, que já é cliente BYD e atualmente opera modelos da companhia na cidade de Curitiba (PR), inicia a experimentação dos veículos pela cidade mineira em mais um passo para a expansão do transporte coletivo sustentável no Brasil.

 

O BYD D9W tem 12,98 metros de comprimento, piso baixo e autonomia de até 250 km. É uma solução de mobilidade sustentável, silenciosa e de zero emissão de poluentes, ideal para atender cidades que buscam uma transição energética eficiente e ambientalmente responsável.

 

O veículo, com carroceria modelo Padron Caio de 4 portas (2 LD, 2 LE) e chassi D9W, será avaliado por 30 dias em condições reais de operação, em um cenário de alta demanda, reforçando o compromisso com a modernização da frota e a redução de emissões.

Com capacidade para até 80 passageiros e excelente autonomia, consegue operar durante todo o dia sem a necessidade de recarga intermediária, com as baterias sendo carregadas apenas no fim da jornada. O conceito Low Entry é outro diferencial do coletivo, já que elimina degraus e facilita o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, enquanto a suspensão pneumática ajustável e os freios regenerativos, que reaproveitam energia durante as frenagens, tornam o BYD D9W uma solução moderna e inclusiva para o transporte urbano.

“A Viação Sorriso aposta nos diferenciais do BYD D9W para uma cidade em crescimento, com uma frota mais moderna e sustentável. Todos ganham em qualidade e a BYD mais uma vez mostra na prática que tem escala para apoiar os centros urbanos na transição para um transporte mais limpo”, afirma Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus e caminhões da BYD Brasil.

O futuro do transporte elétrico

Desde 2014, a BYD aposta no futuro do transporte elétrico, com investimentos em produção de ônibus elétricos e baterias. Em Campinas (SP), a fabricante mantém uma unidade dedicada à montagem de chassis de ônibus, enquanto em Manaus (AM), uma fábrica especializada em baterias de fosfato de ferro-lítio que atende ao mercado nacional.

A BYD é líder no segmento, com 56% de participação, de acordo com a Fenabrave. Apenas no primeiro bimestre de 2025, as vendas do setor no Brasil cresceram 923% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

 

A BYD, que já entregou mais de 350 ônibus elétricos no país, destaca que cada veículo evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano — o equivalente ao plantio de 847 árvores — e pode operar por até 15 anos, superando a média de 10 anos dos ônibus a diesel. A empresa é signatária do Pacto Global da ONU, reforçando seu compromisso voluntário com a redução das emissões de gases de efeito estufa e o desenvolvimento de tecnologias limpas. Globalmente, a BYD atua para contribuir com a redução de 1°C na temperatura média do planeta.

Rolar para cima