Mais um recorde do Yangwang U9 Xtreme: supercarro elétrico é o mais rápido de Nürburgring Nordschleife

Marca superesportiva premium da BYD completa volta no lendário circuito alemão em menos de sete minutos, estabelecendo um novo marco para veículos elétricos de alto desempenho

Recorde do supercarro elétrico BYD Yangwang U9 Xtreme

O Yangwang U9 Xtreme já detém o título de carro mais veloz do planeta ao alcançar a velocidade recorde mundial de 496,22 km/h no circuito de testes ATP Papenburg e agora o modelo da marca superesportiva premium da BYD estabelece um novo marco ao conquistar o recorde de volta para carros elétricos no lendário circuito de Nürburgring Nordschleife, conhecido como o “Inferno Verde”.

A equipe de engenharia da Yangwang realiza testes de longa duração no circuito de 20,832 km desde julho de 2024 e os dados coletados em pistas contribuíram diretamente para o desenvolvimento do U9 Xtreme. Em agosto de 2025 o modelo completou uma volta em Nürburgring Nordschleife em 6 minutos e 59,157 segundos, superando em mais de cinco segundos o recorde anterior da categoria e tornando-se o primeiro carro elétrico a romper a barreira dos sete minutos.

“Nos dedicamos a ultrapassar os limites do que é possível por meio da tecnologia e Nürburgring é um desafio lendário para carros e pilotos. É natural que nossos engenheiros busquem realizar seus sonhos ali e parabenizo toda a equipe por essa conquista extraordinária. A edição limitada do U9 Xtreme provou não ser apenas o carro mais rápido do mundo em linha reta, como também um veículo com desempenho e dinâmica excepcionais, capaz de quebrar recordes em um circuito repleto de curvas e variações”, celebrou Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD para Américas e Europa.

O responsável pela volta recorde foi o piloto alemão Moritz Kranz, com ampla experiência em competições de GT e mais de 10 mil voltas completadas no circuito. “O Nürburgring Nordschleife é a pista mais exigente do mundo e o tempo alcançado é um verdadeiro testemunho da capacidade de desenvolvimento da BYD e da Yangwang. Sem o intenso trabalho da equipe para equilibrar uma plataforma elétrica de altíssima potência com um ajuste de chassi preciso, esse resultado não seria possível”, afirmou o piloto.

Yangwang U9 Xtreme

BYD Yangwang U9 Xtreme na pista de Nürburgring Nordschleife

O Yangwang U9 Xtreme é construído sobre a primeira plataforma de 1.200V de alta tensão produzida em escala mundial, equipada com quatro motores de alto desempenho, cada um capaz de atingir 30.000 rpm. O conjunto entrega mais de 3.000 cv de potência, resultando em uma relação peso-potência de 1.217 cv por tonelada, um novo parâmetro global de desempenho.

Baseado na plataforma e⁴ e no sistema inteligente de controle de carroceria DiSus-X do atual Yangwang U9, a versão Xtreme introduz uma tecnologia de controle da carroceria para cenários de alto desempenho, equilibrando velocidade máxima e dinâmica de pista em um único veículo.

Para encarar os 20,832 km do icônico circuito de Nürburgring, conhecido por suas elevações e curvas desafiadoras, o U9 Xtreme recebeu um novo sistema de resfriamento, freios de liga de titânio com discos de carbono-cerâmica e pneus semi-slick GitiSport e·GTR² PRO, desenvolvidos em parceria com a Giti. Essas melhorias foram essenciais para o sucesso do modelo tanto no desafio de velocidade máxima quanto na conquista do recorde de volta completa no “Inferno Verde”.

O U9 Xtreme já está sendo comercializado em série limitada a 30 unidades e a primeira unidade foi vendida para o brasileiro Leo Sanchez, piloto e dono da farmacêutica EMS. Seu nome deriva da palavra inglesa “Extreme” (“extremo”, “máximo”), com ênfase na letra “X”, que simboliza o desconhecido. São qualidades que refletem a essência da Yangwang: encontrar prazer e propósito no explorar e nas inovações que surgem desse processo.

Rolar para cima