BYD adquire cota de 80.000 toneladas de lítio metálico no Chile

O Ministério da Mineração do Chile ofereceu duas das cinco cotas de 400.000 toneladas de lítio metálico comercializável (MML) por meio de um processo de licitação pública nacional e internacional. As duas cotas concedidas representam 1,8% das reservas reconhecidas de lítio no Chile. Uma das vencedoras da licitação foi a BYD Chile SpA, uma subsidiária da empresa chinesa BYD, apoiada por Warren Buffet, que ofereceu a maior oferta entre os concorrentes da licitação, com US$ 61 milhões, levando uma cota de 80.000 toneladas de lítio metálico comercializável.

Segundo o contrato, a empresa terá um prazo de sete anos para realizar a exploração geológica, os estudos e o desenvolvimento do projeto e mais 20 anos para a exploração do metal leve, considerado chave para o desenvolvimento de veículos elétricos.

Anúncio oficial do Ministério de Mineração do Chile
Anúncio oficial do Ministério de Mineração do Chile

De acordo com Tamara Berríos, Gerente regional da BYD Chile, “É uma grande notícia que o Chile, um dos países com os maiores recursos de lítio do mundo, planeje atender à crescente demanda global por lítio e projete o crescimento futuro, para lutar contra a mudança climática. Temos promovido o transporte público elétrico e de energia limpa durante anos e introduzimos a primeira frota de ônibus 100% elétricos com baterias de lítio no Chile, para que o país atinja suas metas de emissão zero. Esperamos contribuir para o mercado local de lítio com 27 anos de experiência em tecnologia de baterias. Nossa área de Pesquisa e Desenvolvimento na indústria de baterias fortalecerá o desenvolvimento sustentável e inovador no Chile, tanto para sua indústria de mineração nacional quanto para as diferentes comunidades do país”.

 

Stella Li, Vice-Presidente Executiva da BYD e Presidente da BYD North America, comentou: “A BYD sempre teve uma visão global e sustentável do desenvolvimento tecnológico, com o objetivo de expandir nossos negócios em todo o mundo. O Chile se tornou o melhor exemplo de adaptação e visão de futuro, demonstrando que sua estabilidade e compromisso com a inovação o posicionaram como líder na América Latina. A BYD tem sido parte desses processos, concentrando-se na inovação e trazendo ao Chile a tecnologia que ajudará a construir um ecossistema sustentável no país. Começamos com a eletromobilidade, e hoje agregaremos valor à extração e produção de lítio”.

 

O Embaixador da China no Chile, Niu Qingbao, parabenizou a BYD por vencer a licitação e disse “A BYD é uma das empresas com potencial de qualificação na indústria de mineração no Chile. Espero que a BYD alcance um benefício mútuo e uma situação vantajosa para a China e o Chile”.

Rolar para cima