Na cidade de São Paulo, a BYD tem 18 ônibus elétricos em operação diária desde 2019 que já rodaram mais de 2,5 milhões de quilômetros, oferecendo qualidade, segurança e economia para o operador
A BYD, gigante de veículos elétricos, acaba de anunciar que está em fase de produção de 100 chassis de ônibus elétricos para entrega no início de 2023. A companhia, com fábrica no Brasil desde 2015, tem capacidade para produzir 2.000 chassis por ano.
“A BYD possui 70 mil ônibus rodando no mundo todo, destaques para os 1.500 ônibus em operação no Chile e na Colômbia”, afirma Marcello Schneider, diretor institucional e head da divisão de ônibus elétricos da BYD Brasil.
No Chile, a operação começou em 2020 e a satisfação do cliente com a performance dos ônibus levou a novas encomendas. Já na Colômbia, nossos ônibus foram entregues a diversos operadores da Transmilenio.
A BYD já atende a cidade de São Paulo com 18 ônibus a bateria, que circulam na região sul desde 2019. “Estamos aumentando nossa produção em consonância com o Programa de metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê a substituição da frota de ônibus a diesel por elétricos. Conseguimos atender em curto tempo. Nossos ônibus já rodaram mais de 2,5 milhões de km na cidade. Estamos mais do que testados e com ótimo desempenho “, destaca Schneider.
Atualmente, a BYD tem sete modelos de veículos homologados – básico piso alto, básico piso baixo, padron piso alto, padron piso baixo, articulado piso alto, articulado piso baixo e o rodoviário.
A BYD tem departamento de pós-vendas e manutenção estruturado e dedicado para atender de forma rápida e precisa. Destaque para as operações na cidades de São Paulo, São José dos Campos e Salvador, que contam com residentes nas garagens dos clientes.
A BYD tem fábrica própria de bateria em Manaus, a produção de baterias de fosfato ferro-lítio-ferro (LiFePO4) é totalmente feita na planta da BYD em Manaus. A fábrica tem capacidade para fazer até mil baterias por ano.
O operador ainda tem a possibilidade de gerar a própria energia para alimentação dos ônibus e veículos elétricos (seja por meio de energia fotovoltaica ou eólica), totalmente livre da dependência de energia elétrica.
O custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode chegar até 6 vezes menos do que um ônibus a diesel.
Vale destacar a operação da cidade de Brasília, onde 8 ônibus elétricos BYD estão em operação e proporcionam uma economia de R$ 14.000,00 por mês nos custos de abastecimento.
Vantagens dos veículos elétricos
- Os ônibus 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos.
- Cada ônibus elétrico padron de 13 metros em circulação representa em média o plantio de 750 árvores por ano, um articulado equivale a 1.311 árvores por ano.
- O BYD D9W usa bateria de ferro-lítio e não possui metais pesados na composição. O ciclo de vida útil da bateria é de mais de 15 anos e após esse período a bateria pode ser totalmente reciclada ou usada em sistemas estacionários de armazenamento de energia.
- O custo médio para abastecer baterias elétricas pode chegar a ser 64% menos do que o gasto com combustível a diesel
- Para abastecer um ônibus a diesel, o gasto pode chegar a seis vezes mais do que um ônibus elétrico.
- A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a 10 anos, com média de 5 anos.
- Os motores elétricos têm eficiência de cerca de 90% contra a de 30% dos motores a combustão.
* A manutenção dos ônibus elétricos é muito mais simples e barata, chegando a 50% do valor de um ônibus a diesel
* Além de eliminar as emissões de gases contaminantes e de efeito estufa, os ônibus elétricos eliminam os ruídos que são causadores de doenças, especialmente entre crianças e idosos.