Novos ônibus elétricos articulados e de dois andares reforçam a liderança do Chile em mobilidade urbana sustentável

A BYD Chile, em parceria com a operadora Metbus, alcançou um novo marco ao concluir a renovação de 950 ônibus 100% elétricos, que já operam no sistema de transporte público Red Movilidad, em Santiago. Essa conquista reforça a posição da capital chilena como uma referência global em transporte público de emissão zero.
O anúncio marca a chegada de uma nova frota de ônibus da BYD ao país, composta por 94 ônibus articulados e 30 ônibus de dois andares, já em circulação em corredores de alta demanda utilizados diariamente pelos usuários do transporte público da capital.
O marco foi celebrado durante um evento realizado pela BYD em parceria com a Metbus, que contou com a presença do Ministro dos Transportes e Telecomunicações, Juan Carlos Muñoz; das ex-ministras Paola Tapia (que é a atual Diretora do Transporte Público Metropolitano) e Gloria Hutt; de Tamara Berríos, Gerente Nacional da BYD Chile; além de executivos da Associação Internacional de Transporte Público (UITP).
O evento também destacou a evolução tecnológica do transporte público promovida pela BYD em conjunto com a operadora, simbolizada pela despedida de um ônibus articulado a diesel, substituído por uma frota totalmente elétrica.

Tamara Berríos, Gerente Nacional da BYD Chile, comentou sobre a importância desse marco para a cidade e para o país, afirmando que “concluir, em parceria com a Metbus, a renovação de 950 ônibus elétricos é motivo de grande orgulho para a BYD e um exemplo concreto do trabalho colaborativo entre a indústria, as operadoras e as autoridades”. Berríos ressaltou, ainda, que o Chile passou a se tornar um estudo de caso internacional, destacando que “a eletromobilidade não é uma tendência tecnológica, mas uma verdadeira ferramenta de transformação social, capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover a sustentabilidade das cidades”.
A integração de ônibus elétricos articulados e de dois andares está alinhada a uma visão de longo prazo, voltada ao transporte de um número maior de passageiros com eficiência, menores custos operacionais e emissão zero.

Desde 2017, os ônibus elétricos da BYD que integram a frota da Metbus já percorreram mais de 230 milhões de quilômetros, evitando a emissão de mais de 525 mil toneladas de CO₂. Trata-se de um impacto ambiental concreto que demonstra como o transporte público pode liderar o combate às mudanças climáticas. A transição também elevou o padrão do serviço, com a introdução de veículos equipados com ar-condicionado, assentos mais confortáveis, melhores condições ergonômicas para os motoristas e uma experiência de viagem mais silenciosa e agradável para os passageiros, além de um sistema operacional mais moderno.
Dessa forma, a incorporação das novas unidades reforça o compromisso de todos os envolvidos em avançar rumo a um sistema de transporte público mais limpo, moderno e eficiente, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do ar, a redução do ruído urbano e a sustentabilidade das operações no longo prazo, com benefícios concretos para milhões de usuários do sistema Red Movilidad.