A BYD Brasil, presente no país desde 2015 e sediada na cidade de Campinas (SP), lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade. Este documento tem o objetivo de estreitar o relacionamento da empresa com seus públicos e prestar contas das ações, projetos e resultados alcançados em 2020, trazendo informações sobre sua gestão, desempenho e iniciativas relacionadas à sustentabilidade dentro dos princípios de transparência e ética que marcam a atuação da BYD globalmente.
Conhecida por seu pioneirismo e atuação global em produzir soluções em energia limpa, a empresa busca combater as mudanças climáticas em todos os 50 países onde atua. É destaque do documento a contribuição da empresa para a redução da emissão dos gases do efeito estufa no Brasil. Segundo Tyler Li, Presidente da BYD Brasil, “a BYD se esforça para ajudar a sociedade a reduzir sua dependência das energias não renováveis, a fim de criar um mundo mais saudável e sustentável. As operações da companhia em veículos elétricos, equipamentos logísticos elétricos e energia solar deixam de emitir no país mais de 256 mil toneladas de COշ por ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1,8 milhão de árvores.”
Outras importantes conquistas da BYD em 2020 são evidenciadas no relatório, como a abertura de uma terceira fábrica no Brasil, para a produção de módulos de baterias de fosfato de ferro lítio para veículos elétricos, a produção do primeiro chassi de ônibus articulado 100% elétrico do país, a homologação do primeiro ônibus de fretamento elétrico em solo nacional e a assinatura, junto ao Metrô de São Paulo, de um contrato para o fornecimento dos trens da linha 17 (ouro).
Além disso, o relatório registra a adesão da companhia ao Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), um projeto que reflete o compromisso com a responsabilidade socioambiental corporativa e que busca reduzir a intensidade das emissões de poluentes na logística, e ao Pacto Global, uma iniciativa da ONU que engaja o setor privado em ações alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Ações da companhia para minimizar os impactos socioeconômicos da pandemia provocada pelo COVID19 junto aos seus públicos de relacionamento foram incluídas no relatório, como a doação de 1,4 milhão de máscaras descartáveis para instituições e órgãos públicos e a distribuição de máscaras descartáveis para uso diário dos colaboradores e de seus familiares.
Segundo o Diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD no Brasil, Adalberto Maluf, o lançamento do primeiro Relatório de Sustentabilidade da empresa no Brasil é um grande marco. “O relatório é um avanço nas estratégias de sustentabilidade da BYD Brasil, sendo uma ferramenta de gestão à medida que torna públicas as ações e compromissos da empresa com a sustentabilidade.”
Para ler a versão completa do Relatório de Sustentabilidade 2020 da BYD, acesse: https://www.byd.ind.br/sustentabilidade/