A BYD acaba de homologar o primeiro ônibus de fretamento 100% elétrico do País, BYD D9F. A partir de agora, o modelo estará disponível para ser comercializado no mercado. O veículo foi desenvolvido para operações de fretamento e linhas rodoviárias de curtas e médias distâncias.
A autonomia do BYD D9F é de 400 quilômetros, com 402 CV de potência e dois motores elétricos (BYD – 2912TZ -XY-A) integrados às rodas do eixo traseiro e carroceria Marcopolo Viaggio 1050. O chassi do modelo já estava homologado e faltava apenas a homologação do CAT [Certificados de Autorização de Tráfego] para a comercialização do veículo.
O diretor da divisão de ônibus da BYD, Marcello Schneider, destaca os benefícios da autonomia do modelo de fretamento. “Com essa autonomia é possível que operadores façam curtas e médias distâncias com um grande desempenho e economia de operação, graças à disponibilidade e economia de carregamento em relação aos similares a combustão. Trata-se de uma excelente oportunidade para o mercado de fretamento e translado entre aeroportos e também cidades. ”
Os ônibus 100% elétricos também poderão se tornar alternativa econômica em meio à crise que se vislumbra. Além de não poluentes, os ônibus elétricos são econômicos, tendo custo operacional 70% menor que um ônibus a diesel convencional. Além disso, o número reduzido de peças em um veículo 100% elétrico reduz drasticamente a necessidade de manutenção, proporcionando maior disponibilidade do veículo em comparação ao convencional à combustão.
Os passageiros serão beneficiados pelo silêncio proporcionado pelo veículo elétrico e pelo conforto garantido pela suspensão integral a ar. No fator segurança, destaca-se a utilização do sistema de freios a disco, ABS e controle de tração de última geração. O ônibus BYD D9F tem 12,9 metros de comprimento, capacidade para 44 passageiros, equipado com sistema de ar-condicionado, dispositivo de poltrona móvel para total acessibilidade, sistemas de som e entretenimento e tomadas USB em todas as poltronas.
A BYD Brasil possui desde 2015 uma fábrica de produção de chassis 100% elétricos, instalada em Campinas e desde então iniciou a nacionalização de componentes. A fábrica instalada em Campinas tem capacidade de produção de 720 chassis por ano, podendo expandir a fabricação para até 1.440 chassis por ano. Em 2020, a BYD Brasil vai abrir sua terceira fábrica, em Manaus, voltada para a fabricação de baterias de fosfato ferro lítio que além dos ônibus e outros veículos 100% elétricos, podem ser utilizadas também em equipamentos de armazenamento de energia.
Características do BYD D9F
- Autonomia de até 400 km;
- Cinco anos de garantia para o trem de força: motores elétricos e caixa de redução;
- Carregamento fácil em até quatro horas;
- Baixo consumo energético;
- Zero emissão de poluentes e ruídos;
- Oito anos ou 500 mil km de garantia para a bateria;
- Baixo custo de manutenção;
- Dois Motores elétricos BYD – 2912TZ -XY-A de 402 cv de potência integrados às rodas do eixo traseiro;
- Chassis tubular: Não necessita alongamento para carrocerias de até 13,2 metros;
- Estrutura em aço de alta resistência à torção e à flexão;
- Freios a disco com sistema ABS e controle de tração;
- Certificados ISO 9001/2015 e ISO 14001/2015.