BYD inaugura concessionária em Belém e entrega Song Pro híbrido-flex edição COP30

Greentech amplia presença na Amazônia, reforça apoio ao evento global e consolida papel na transição energética — com seus veículos, a BYD já evitou a emissão de mais de 100 milhões de toneladas de CO₂ em todo o mundo

BYD em Belém
(Foto: Emerson Lima)

Patrocinadora oficial da COP30, a BYD do Brasil inaugurou ontem sua nova concessionária em Belém (PA), durante o primeiro dia oficial do evento global. O espaço, na Travessa Pedro Álvares Cabral, 835, bairro Umarizal, dispõe de um showroom completo com mais de 700 m², marcando não apenas o fortalecimento da presença da marca na Região Norte, mas também sua aposta estratégica na Amazônia como palco da mobilidade limpa e da inovação.

A cerimônia de abertura da nova unidade BYD VEGA contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do ministro do Turismo, Celso Sabino, do presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, do vice-presidente Sênior da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, e de outras autoridades, simbolizando um novo capítulo na expansão da mobilidade elétrica na Amazônia. Participaram também os executivos da VEGA Paulo Mutran e Beta Mutran, que representam a greentech na capital paraense.

BYD em Belém
(Foto: Emerson Lima)

Durante a inauguração da loja, o destaque foi o BYD Song Pro, primeiro híbrido-flex desenvolvido no Brasil. O modelo combina a avançada tecnologia elétrica com o combustível 100% nacional, refletindo o compromisso da marca em oferecer soluções sustentáveis conectadas com a realidade brasileira. Criado para o mercado interno, o veículo é um dos carros oficiais da COP30. A entrega faz parte da doação de 30 unidades híbridas-flex anunciada pela BYD durante a inauguração de sua fábrica em Camaçari (BA), destinadas ao uso durante a conferência e que, depois, serão utilizadas nas frotas de escolas e instituições públicas locais.

“A BYD acredita em um Brasil que se move com energia limpa, tecnologia e propósito. Em Belém, essa transformação já aparece nos números: foram mais de 830 veículos BYD emplacados em 2025, o que nos coloca na liderança dos eletrificados com 49,1% de participação. Na Região Norte, alcançamos 4.643 unidades, representando 55,1% do mercado eletrificado, o que reafirma que a mobilidade elétrica deixou de ser uma promessa e já é realidade para o brasileiro”, afirma Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior e head de Comercial e Marketing da BYD no Brasil.

A presença da BYD em Belém, cidade-sede da COP30, reforça o papel estratégico da Amazônia na agenda global de sustentabilidade e evidencia o compromisso da greentech em avançar rumo a um futuro de mobilidade de emissão zero, inclusiva e acessível.

“A inauguração da nova loja em Belém, somada à participação como patrocinadora oficial da COP30 e a iniciativas como a doação de veículos para a cidade-sede, reforça nosso compromisso de impulsionar o desenvolvimento sustentável do país e contribuir para um futuro mais verde para todos. Não é apenas sobre vender carros, é sobre transformar a maneira como vivemos, nos movemos e cuidamos do planeta”, completa o executivo.

(Foto: Paulo Bergamini)

Com a nova unidade, a BYD se consolida entre as marcas que mais aceleram a expansão da rede de concessionárias no Brasil, com o objetivo de alcançar 250 lojas nos próximos meses. Além disso, a empresa reforça seu impacto positivo global: com mais de 14 milhões de veículos em circulação em todo o mundo, a BYD já evitou a emissão de mais de 100 milhões de toneladas de CO², consolidando-se como líder mundial na transição energética e referência em inovação automotiva sustentável.

Rolar para cima