Fundador e CEO global da BYD, Wang Chuanfu vistoria trens BYD SkyRail na Linha 17-Ouro do Metrô paulista e apresenta primeiro ônibus articulado com bateria Blade ao prefeito de São Paulo

Executivo testa funcionamento dos trens no monotrilho em visita ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas
Na ocasião, a BYD também entregou a chave do primeiro ônibus articulado com bateria Blade ao prefeito da capital Ricardo Nunes

 

BYD Ônibus em São Paulo

A BYD, líder global em soluções de mobilidade elétrica, recebeu no Brasil seu CEO e fundador, Wang Chuanfu, para uma vistoria dos trens BYD SkyRail, atualmente em fase de testes na Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo. O evento contou com as presenças do governador do estado, Tarcísio de Freitas, do prefeito da capital, Ricardo Nunes, e do presidente da BYD Brasil, Tyler Li, além de outros executivos da marca e da equipe do Metrô.

Acompanhado por uma comitiva de executivos e engenheiros da BYD e técnicos do Metrô, Wang Chuanfu participou de um teste do trem entre as estações Vereador José Diniz e Washington Luís.

Com 6,7 km de extensão, a Linha 17-Ouro irá conectar o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda da Via Mobilidade. O início das operações está previsto para 2026, com capacidade para atender aproximadamente 100 mil passageiros por dia.

O sistema de monotrilho contará com 14 composições de cinco vagões cada. Cada composição oferece 114 assentos (21 nos vagões das extremidades e 24 nos centrais) e capacidade para até 616 pessoas, incluindo espaços reservados para pessoas com deficiência. Atualmente, cinco composições já estão no Brasil em fase de testes, uma está no Porto de Santos e outras duas têm previsão de chegada até dezembro de 2025. As demais unidades seguem em produção na China.

“O cronograma das obras está caminhando muito bem, seguindo o que foi planejado. Em março, iniciaremos os testes da operação assistida, já com passageiros. No segundo semestre de 2026 começaremos de fato a operação comercial,” afirmou Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo.

Os trens são totalmente automatizados (sistema UTO – Unattended Train Operation) e equipados com tecnologia CBTC (Controle de Trens Baseado em Telecomunicação), que reduz os intervalos entre as composições e aumenta a eficiência do transporte.

“É uma honra realizar esta visita técnica a um dos projetos de mobilidade urbana mais importantes do Brasil e de São Paulo. A BYD tem o compromisso de melhorar a vida das pessoas com nossas soluções de transporte em diversos modais diferentes, e a entrega dos nossos trens para a Linha 17-Ouro é uma conquista para todos os usuários do transporte público. Seguiremos oferecendo soluções limpas, inteligentes e tecnológicas”, destacou Wang Chuanfu, fundador e CEO da BYD.

Em 2020, a BYD SkyRail São Paulo assinou o contrato para o fornecimento dos trens, que inclui ainda a instalação de portas de plataforma nas oito estações, equipamentos para o sistema de alimentação elétrica, aparelhos de mudança de via e o sistema de controle central.

Projetado para auxiliar na solução dos congestionamentos, o SkyRail é um monotrilho suspenso. Desenvolvido por uma equipe de P&D com mais de mil profissionais, o modelo apresenta custos mais baixos em comparação com tecnologias concorrentes, além de ser energeticamente eficiente, com emissão zero de poluentes e operação silenciosa.

Nesta primeira fase, a linha contará com as estações Morumbi, Chucri Zaidan, Vila Cordeiro, Campo Belo, Vereador José Diniz, Brooklin Paulista, Aeroporto de Congonhas e Washington Luís. As janelas panorâmicas oferecem uma vista privilegiada do percurso. Os trens podem atingir 80 km/h e possuem baterias de reserva para manter a operação em caso de queda de energia. As laterais contam com janelas basculantes para ventilação de emergência.

Trata-se de um modal leve, silencioso e de baixo impacto ambiental, que contribui para a redução do trânsito e das emissões na cidade, aliando eficiência operacional e conforto para impactar positivamente a qualidade de vida e a sustentabilidade dos centros urbanos.

ENTREGA SIMBÓLICA DO PRIMEIRO ÔNIBUS ARTICULADO COM BATERIA BLADE PARA SÃO PAULO

Na mesma ocasião, ocorreu a entrega simbólica do primeiro ônibus articulado com bateria Blade para a Prefeitura de São Paulo. O prefeito Ricardo Nunes recebeu a chave das mãos do fundador e CEO global da BYD, Wang Chuanfu.

O modelo E-Millenium, com chassi BC22, é equipado com baterias Blade de 642 kWh, que podem ser carregadas em até duas horas com o sistema de recarga rápida. A autonomia chega a 350 km em condições reais de tráfego urbano. Com 23 metros de comprimento, o veículo tem capacidade para 160 passageiros.

Quando essa entrega se oficializar, a BYD somará 202 ônibus elétricos em operação na cidade de São Paulo.

“Estamos entrando em uma nova fase na oferta de produtos pensados para o transporte público municipal. Chegam oficialmente os novos ônibus ainda mais tecnológicos e eficientes, equipados com as baterias Blade, que já equipam nossos carros de passeio. Desenvolvidas pela BYD, essas baterias oferecem ainda mais segurança por passarem por rígidos testes e avaliações e apresentarem excelente comportamento nas condições mais severas. E ainda garantem mais desempenho e eficiência energética para cada ônibus, uma conquista que agora passa a estar disponível no Brasil. A qualidade que o brasileiro já conhece em nossos automóveis também se espalha pelo país com nossos diferentes modelos de ônibus 100% elétricos”, comemorou Marcello Schneider, Diretor de Veículos Comerciais e da Divisão Solar da BYD Brasil.

Os veículos proporcionam redução de até 70% nos custos operacionais em comparação com modelos a diesel. O sistema de freios regenerativos, o design Low Entry e a suspensão pneumática garantem eficiência energética, acessibilidade e maior conforto para passageiros e operadores.

Desde 2021, quando entregou o primeiro ônibus articulado 100% elétrico do país, a BYD vem ampliando rapidamente sua presença no transporte coletivo sustentável. Em 2023, a companhia alcançou a marca de 100 veículos em operação no Brasil e, em 2025, inicia uma nova fase com a adoção das baterias Blade em toda a frota de ônibus elétricos, reforçando sua meta de chegar a 500 unidades em circulação até o final do ano. Globalmente, a BYD já soma 110 mil ônibus elétricos.

Presente há mais de uma década no Brasil, a BYD mantém operações estratégicas em Campinas (SP), com a montagem de chassis, e em Manaus (AM), com a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. A empresa é signatária do Pacto Global da ONU e participante do Acordo Ambiental São Paulo, reafirmando seu compromisso de contribuir para a redução das emissões globais e para a mitigação do aquecimento do planeta.

Rolar para cima