Executivo testa funcionamento dos trens no monotrilho em visita ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas
Na ocasião, a BYD também entregou a chave do primeiro ônibus articulado com bateria Blade ao prefeito da capital Ricardo Nunes
A BYD, líder global em soluções de mobilidade elétrica, recebeu no Brasil seu CEO e fundador, Wang Chuanfu, para uma vistoria dos trens BYD SkyRail, atualmente em fase de testes na Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo. O evento contou com as presenças do governador do estado, Tarcísio de Freitas, do prefeito da capital, Ricardo Nunes, e do presidente da BYD Brasil, Tyler Li, além de outros executivos da marca e da equipe do Metrô.
Acompanhado por uma comitiva de executivos e engenheiros da BYD e técnicos do Metrô, Wang Chuanfu participou de um teste do trem entre as estações Vereador José Diniz e Washington Luís.
Com 6,7 km de extensão, a Linha 17-Ouro irá conectar o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda da Via Mobilidade. O início das operações está previsto para 2026, com capacidade para atender aproximadamente 100 mil passageiros por dia.
O sistema de monotrilho contará com 14 composições de cinco vagões cada. Cada composição oferece 114 assentos (21 nos vagões das extremidades e 24 nos centrais) e capacidade para até 616 pessoas, incluindo espaços reservados para pessoas com deficiência. Atualmente, cinco composições já estão no Brasil em fase de testes, uma está no Porto de Santos e outras duas têm previsão de chegada até dezembro de 2025. As demais unidades seguem em produção na China.
“O cronograma das obras está caminhando muito bem, seguindo o que foi planejado. Em março, iniciaremos os testes da operação assistida, já com passageiros. No segundo semestre de 2026 começaremos de fato a operação comercial,” afirmou Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo.
Os trens são totalmente automatizados (sistema UTO – Unattended Train Operation) e equipados com tecnologia CBTC (Controle de Trens Baseado em Telecomunicação), que reduz os intervalos entre as composições e aumenta a eficiência do transporte.
“É uma honra realizar esta visita técnica a um dos projetos de mobilidade urbana mais importantes do Brasil e de São Paulo. A BYD tem o compromisso de melhorar a vida das pessoas com nossas soluções de transporte em diversos modais diferentes, e a entrega dos nossos trens para a Linha 17-Ouro é uma conquista para todos os usuários do transporte público. Seguiremos oferecendo soluções limpas, inteligentes e tecnológicas”, destacou Wang Chuanfu, fundador e CEO da BYD.
Em 2020, a BYD SkyRail São Paulo assinou o contrato para o fornecimento dos trens, que inclui ainda a instalação de portas de plataforma nas oito estações, equipamentos para o sistema de alimentação elétrica, aparelhos de mudança de via e o sistema de controle central.
Projetado para auxiliar na solução dos congestionamentos, o SkyRail é um monotrilho suspenso. Desenvolvido por uma equipe de P&D com mais de mil profissionais, o modelo apresenta custos mais baixos em comparação com tecnologias concorrentes, além de ser energeticamente eficiente, com emissão zero de poluentes e operação silenciosa.
Nesta primeira fase, a linha contará com as estações Morumbi, Chucri Zaidan, Vila Cordeiro, Campo Belo, Vereador José Diniz, Brooklin Paulista, Aeroporto de Congonhas e Washington Luís. As janelas panorâmicas oferecem uma vista privilegiada do percurso. Os trens podem atingir 80 km/h e possuem baterias de reserva para manter a operação em caso de queda de energia. As laterais contam com janelas basculantes para ventilação de emergência.
Trata-se de um modal leve, silencioso e de baixo impacto ambiental, que contribui para a redução do trânsito e das emissões na cidade, aliando eficiência operacional e conforto para impactar positivamente a qualidade de vida e a sustentabilidade dos centros urbanos.
ENTREGA SIMBÓLICA DO PRIMEIRO ÔNIBUS ARTICULADO COM BATERIA BLADE PARA SÃO PAULO
Na mesma ocasião, ocorreu a entrega simbólica do primeiro ônibus articulado com bateria Blade para a Prefeitura de São Paulo. O prefeito Ricardo Nunes recebeu a chave das mãos do fundador e CEO global da BYD, Wang Chuanfu.
O modelo E-Millenium, com chassi BC22, é equipado com baterias Blade de 642 kWh, que podem ser carregadas em até duas horas com o sistema de recarga rápida. A autonomia chega a 350 km em condições reais de tráfego urbano. Com 23 metros de comprimento, o veículo tem capacidade para 160 passageiros.
Quando essa entrega se oficializar, a BYD somará 202 ônibus elétricos em operação na cidade de São Paulo.
“Estamos entrando em uma nova fase na oferta de produtos pensados para o transporte público municipal. Chegam oficialmente os novos ônibus ainda mais tecnológicos e eficientes, equipados com as baterias Blade, que já equipam nossos carros de passeio. Desenvolvidas pela BYD, essas baterias oferecem ainda mais segurança por passarem por rígidos testes e avaliações e apresentarem excelente comportamento nas condições mais severas. E ainda garantem mais desempenho e eficiência energética para cada ônibus, uma conquista que agora passa a estar disponível no Brasil. A qualidade que o brasileiro já conhece em nossos automóveis também se espalha pelo país com nossos diferentes modelos de ônibus 100% elétricos”, comemorou Marcello Schneider, Diretor de Veículos Comerciais e da Divisão Solar da BYD Brasil.
Os veículos proporcionam redução de até 70% nos custos operacionais em comparação com modelos a diesel. O sistema de freios regenerativos, o design Low Entry e a suspensão pneumática garantem eficiência energética, acessibilidade e maior conforto para passageiros e operadores.
Desde 2021, quando entregou o primeiro ônibus articulado 100% elétrico do país, a BYD vem ampliando rapidamente sua presença no transporte coletivo sustentável. Em 2023, a companhia alcançou a marca de 100 veículos em operação no Brasil e, em 2025, inicia uma nova fase com a adoção das baterias Blade em toda a frota de ônibus elétricos, reforçando sua meta de chegar a 500 unidades em circulação até o final do ano. Globalmente, a BYD já soma 110 mil ônibus elétricos.
Presente há mais de uma década no Brasil, a BYD mantém operações estratégicas em Campinas (SP), com a montagem de chassis, e em Manaus (AM), com a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. A empresa é signatária do Pacto Global da ONU e participante do Acordo Ambiental São Paulo, reafirmando seu compromisso de contribuir para a redução das emissões globais e para a mitigação do aquecimento do planeta.