A BYD Canadá acaba de anunciar que dez ônibus elétricos a bateria do modelo K9M de 12 metros, com emissão zero, serão colocados em serviço pela Toronto Transit Commission (TTC), em Toronto, Ontário. A TTC é a maior operadora de trânsito do Canadá e a terceira maior da América do Norte.
“Este é um marco importante para a cidade, para a província e para a BYD, e mal podemos esperar para que os moradores de Toronto vejam o que a combinação da tecnologia de ponta com o know-how canadense da BYD podem fazer para sua cidade,” explica Ted Dowling, vice-presidente da BYD no Canadá.
“Sabemos, é claro, que este momento, esse tipo de inovação, não acontece por acaso – é preciso liderança para fazer isso funcionar. Em nome da BYD, gostaria de agradecer ao prefeito John Tory, à ministra Catherine McKenna, ao presidente do TTC Jaye Robinson e ao CEO Rick Leary e, claro, ao conselheiro Denzil Minnan-Wong por seu forte compromisso com um futuro limpo e verde para Toronto e seus investimentos em bons empregos canadenses”, complementa Dowling.
Este é um marco significativo para a BYD, já que esses dez ônibus são os primeiros a serem fabricados na instalação de montagem de cerca de 13 mil metros quadrados da BYD em Newmarket, Ontário, a primeira fábrica de ônibus elétricos inaugurada na província. A montagem desses ônibus criou 30 empregos e são os primeiros ônibus fabricados em Ontário desde que a Orion fechou sua fábrica em 2012.
“Além dos empregos que criaram, esses dez ônibus entregues em Toronto ajudarão a remover quase 8.400 toneladas de gases do efeito estufa da atmosfera ao longo de sua vida útil – imagine o que poderíamos fazer com mais. Temos orgulho de ser um parceiro que ajuda a concretizar a visão de Toronto, em busca de um sistema de trânsito livre de emissões. E esperamos continuar esta parceria maravilhosa por muitos anos”, continuou Dowling.
A Toronto Transit Commission é um dos vários clientes no Canadá que compram ônibus BYD 100% elétricos a bateria com zero emissão. Este pedido representa um avanço significativo em direção à meta da TTC de comprar todos os ônibus livres de emissões a partir de 2025 e completar uma conversão da frota até 2040. Cada um desses novos ônibus vai remover aproximadamente 9 toneladas de óxidos de nitrogênio, 159 quilogramas de partículas de diesel e aproximadamente 1.530 toneladas métricas de CO₂ da atmosfera ao longo do ciclo de vida de 12 anos do veículo.