Com uma das maiores frotas de ônibus elétricos do mundo, a capital da Colômbia foi a vencedora do prêmio The Earth Shot Prize, na categoria “Limpe nosso ar”

Às vésperas da COP 30, que colocou o Brasil no centro das discussões globais sobre clima, o Príncipe William, futuro Rei da Inglaterra, esteve no Rio de Janeiro para a cerimônia do The Earth Shot Prize, iniciativa criada por ele para reconhecer e apoiar soluções inovadoras que combatem as maiores ameaças ambientais do planeta. Pela primeira vez, o evento teve uma edição realizada na América Latina.
Entre os vencedores, a cidade de Bogotá se destacou na categoria “Clean Our Air” (Limpe nosso ar), sendo reconhecida por seu modelo de desenvolvimento urbano sustentável e políticas de transporte público de baixa emissão. Um dos pilares dessa conquista é a frota de mais de 1.500 ônibus elétricos em operação na capital colombiana, grande parte fabricados pela BYD.
Para enfrentar os desafios urbanos, Bogotá implementou um plano ambicioso de transformação, ampliando áreas verdes, restringindo o tráfego de veículos pesados e introduzindo transporte público mais limpo, incluindo a primeira linha de metrô. A cidade hoje possui corredores exclusivos de baixa emissão, integrando um investimento de US$19,9 bilhões em mobilidade sustentável.
Desde 2018, a poluição do ar caiu cerca de 24%, com ganhos em saúde, mobilidade e qualidade de vida. Até 2028, a expectativa é evitar mais de 300 mil toneladas de CO₂ por ano, o equivalente a retirar 65 mil carros das ruas ou preservar uma floresta dez vezes maior que Manhattan.
Com uma população de 7,9 milhões de habitantes, a conquista é resultado de políticas integradas, como zonas de ar limpo, recuperação de áreas degradadas e uma das maiores frotas de ônibus elétricos do mundo. Essas ações tornaram o trânsito mais fluido, as viagens mais curtas e a cidade mais sustentável e agradável para se viver. Até 2030, Bogotá prevê cortar em 50% suas emissões de gases de efeito estufa, alcançando a neutralidade de carbono até 2050.
“É motivo de grande orgulho para a BYD ver sua tecnologia contribuindo para que Bogotá alcance esse reconhecimento mundial”, afirma Marcello Schneider, Diretor de Veículos Comerciais e Solar da BYD Brasil. “Esse prêmio reforça o impacto real que a mobilidade elétrica tem na qualidade do ar, na saúde das pessoas e no futuro das cidades”.
São Paulo também avança rumo ao futuro elétrico
Na mesma semana em que Bogotá foi premiada, São Paulo atingiu outro marco histórico: a entrega do milésimo ônibus elétrico em circulação na cidade. A BYD, protagonista na transição para uma mobilidade de emissão zero no Brasil, prevê novas entregas ainda este mês para a maior capital da América Latina, ampliando a frota e consolidando São Paulo como referência nacional na descarbonização do transporte público.
“Bogotá e São Paulo simbolizam o futuro das cidades: eficientes, conectadas e livres de emissões”, afirma Schneider. “A BYD tem o compromisso de apoiar cada vez mais municípios ao redor do mundo na transição para sistemas de transporte sustentáveis, impulsionando um ecossistema de energia limpa, integrada e descentralizada”, conclui.
Globalmente, a BYD já ultrapassou 110 mil ônibus elétricos entregues e é signatária do Pacto Global da ONU e participante do Acordo Ambiental São Paulo, reafirmando seu compromisso com o combate às mudanças climáticas e a construção de um futuro mais sustentável para todos.